Com domingo de sol, chega ao fim a 37ª edição da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto

Denzel Valiente

Com domingo de sol, chega ao fim a 37ª edição da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto

Marcelo Oliveira

O domingo ensolarado contribuiu para o grande público no encerramento. Fotos: Marcelo Oliveira (Diário)

A 37ª edição da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto e do Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) terminou neste domingo, 31 de julho. Foram sete dias de festa com jantares com pratos típicos da culinária italiana, feira de artesanato e produtos coloniais, além de oficinas, recitais e apresentações de orquestras. A estimativa é de que ao longo desta edição mais de 20 mil pessoas visitaram Vale Vêneto.

No último dia do evento, o público aproveitou o sol para almoçar e conferir as apresentações dos corais. Ao longo da manhã e da tarde, o espaço esteve cheio de famílias e grupos de amigos. Quem confirmou o sucesso da primeira edição após o período de pandemia foi o prefeito de São João do Polêsine e presidente da Associação dos Municípios da Região Central do Estado (AMCentro), Matione Sonego:

– A semana iniciou de maneira maravilhosa, com um grande público. Transcorreu bem durante todos dias. As pessoas vieram e compareceram em grande quantidade, o que nos deixa muito felizes. A gente faz uma avaliação de como valeu a pena todo o trabalho e a organização. São muitas pessoas envolvidas, uma comunidade inteira, é muita gente.

Matione também frisou a importância do evento para o desenvolvimento turístico da Região Central do Estado e a visibilidade para a Quarta Colônia. Este ano marcou a primeira vez em que um governador do Rio Grande do Sul visitou a Semana Cultural Italiana. Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) participou de uma reunião com integrantes dos municípios da AMCentro. O encontro ocorreu na noite de segunda-feira (25). Logo após, Vieira Júnior conheceu as instalações do evento e conversou com o público presente.

– Reunimos 22 prefeitos da região, além de vice-prefeitos, secretários, vereadores e o nosso governador, que esteve aqui com a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Isso mostra a importância da nossa região e da visibilidade. Essas pessoas vindo para cá levam o nome de Vale Vêneto, São João do Polêsine, da Quarta Colônia e da nossa região. Todas as pessoas aqui são importantes.

Leia também:

Após dois anos, abertura da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto reúne grande público em São João do PolêsineGovernador Ranolfo Vieira Júnior visita Vale Vêneto e recebe reivindicações de prefeitos da regiãoObra de asfalto para Vale Vêneto vai começar nos próximos diasSérie documental valoriza a história de patrimônios de Santa Maria e regiãoDiário Explica: por que a Quarta Colônia tem esse nome?

Domingo de sol e música

Os corais apresentaram canções italianas clássicas e populares.

Entre as mais de 20 mil pessoas que estiveram em Vale Vêneto, muitas viajaram de outras cidades do Estado. É o caso da professora Elaine Rosa, 50 anos, que veio com a família de Caçapava do Sul para conferir o encontro de corais.

– Chegamos agora de tarde e está tudo muito lindo, desde a culinária até o artesanato. É um evento que a cada ano está mais organizado, mais interessante. Nós vínhamos antes da pandemia e, agora, voltamos. Sempre procuramos ver o encontro dos corais.

O evento também serviu para reunir a família de Aline Piccini, 38 anos. Ela trouxe a mãe, o marido e a filha.

– A gente sempre costuma vir. Hoje, está bem movimentado, tem bastante gente. Eu trouxe a família para aproveitar – conta Aline.

Depois de dois anos sem ocorrer no formato presencial, a 37ª edição marcou o retorno do evento que é um dos mais tradicionais da Região Central. E os amantes da cultura italiana podem ficar tranquilos. A 38ª edição da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto e o Festival Internacional de Inverno da UFSM já está confirmada e tem data para retornar. Em 2023, o evento será de 23 a 30 de julho.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apostador da região ganha R$ 24 milhões na Mega-Sena Anterior

Apostador da região ganha R$ 24 milhões na Mega-Sena

Jovem tem casa invadida e é baleado na nádega na Vila Maringá Próximo

Jovem tem casa invadida e é baleado na nádega na Vila Maringá

Geral